top of page

Em São Paulo, musicais Off-Broadway tem destaque durante temporada

A chegada de produções da Off-Broadway no Brasil, fez espetáculos clássicos como “Last 5 Years” e “Bare” ganharem versão brasileira no segundo semestre de 2018

Os espetáculos Off-Broadway surgiram após a queda da bolsa de valores de Nova Iorque, nos Estados Unidos em 1929, mas o movimento só passou a se popularizar após a ll Guerra mundial, quando jovens começaram a se rebelar contra um sistema teatral que não lhes oferecia grandes oportunidades de experimentar. Em 1959, um acordo entre o Sindicato de Atores e os menores teatros, garantiu um status profissional em condições especiais para os teatros localizados fora da área compreendida entre a Quinta e a Nona Avenida, e entre as ruas 34 e 56 (a Broadway) e que a classificação “Off Broadway” fosse aplicada aos teatros que tivessem entre 100 e 499 lugares.

 

No Brasil a cultura do teatro não é tão forte ainda, porém nos últimos 4 anos o mercado de oferta e procura cresceu considerávelmente para os musicais em São Paulo. Com cada vez mais atores preparados para cantar, dançar e interpretar, as produções de menor custo e temas mais fortes e intimistas ganaharam espaço na capital paulista como forma de suprir essa exigência do mercado.

 

Os musicais Off-Broadway possuem um caráter experimental e uma liberdade maior para arriscar. Nesse segundo semestre de 2018 temos em cartaz espetáculos como “Os últimos 5 anos”, “Tick Tick Boom”, “Na Pele” e “Menopausa”.

Os Ultimos 5 Anos

O musical “Os últimos 5 anos”, nomeado um dos dez melhores shows da TIME Magazine de 2001 foi traduzido para o português e chegou em São Paulo em outubro. O espetáculo conta sobre o romance de Cathy Hyatt e Jamie Wellestein, que retrata a realidade de muitos casais que precisam escolher entre o amor ou a profissão. Sua perspectiva é retratada pelo olhar de cada um dos dois, levando o público a conhecer os dois lados da mesma história, em ordem cronológica alternada.

Sob a direção de João Fonseca, os atores Beto Sargentelli e Eline Porto dão vida a Jamie e Cathy, reconhecidos no cenário musical no eixo Rio-São Paulo encaram juntos um desafio dobrado, de não apenas protagonizar o espetáculo como também o produzir, compartilhando a função no projeto com o produtor executivo Lucas Mello (Lummus Entreteriment).

Entrevistamos os atores, e eles contaram um pouco de como foi trazer o espetáculo para o Brasil e também sobre como foi sua produção.

off.jpg

 Casal após apresentação em São Paulo; Foto: Ricardo Santos

off2.jpg

Beto Sargentelli

Beto, tem 12 anos de carreira no teatro musical e atuou em grandes espetáculos como “2 Filhos de Francisco”, “A família Addams”  e “O Rei Leão”. Ele conta que para a montagem de “Os ultimos 5 anos”, o elenco e a produção, tiveram uma maior liberdade de montagem 

das cenas e falas ao traduzir o texto, “A gente trouxe a nossa cara para o projeto, abrasileirou. Trouxemos referências muito nossas, que é o que aproxima do público”, ele afirma. Quando questionado sobre a produção do espetáculo, Beto diz que a maior dificuldade foi conciliar as agendas da equipe e negociação de compra de direitos autorais do espetáculo

Beto nos interiores do teatro Viradalata; Foto: Ricardo Santos

Eline Porto

Para Eline, que atuou em espetáculos como “Cássia Eller – o musical” e “O despertar da primaveira”, produções brasileiras e off-broadway devem ser valorizadas no país, “Falta um incentivo para musicais nossos, principalmente os brasileiros. Acho que existe muito mais um incentivo

pra musicais com o “selo Broadway”, que já foi feito então tem muito mais

aprovação”. Ela contou também que fazer o musical, é um grande desafio

por ser inteiramente cantado e protagonizado por duas pessoas, por não

terem muito tempo de descanso, porém para ela, todo o esforço vale a

pena para contar a história “A gente se diverte. Acho que tem muita

proximidade com tudo o que a gente já viveu nos nossos

relacionamentos, na nossa vida, então é tudo muito próximo”.

 

Eles contaram da dificuldade técnica das músicas, e do desafio de

viver uma grande curva dramática com personagens que durante

a história passam de alegrias extremas a tristeza e arrependimento.

O espetáculo todo foi levantado em apenas 1 mês e meio com

ensaios musicais em São Paulo, e os encontros com o diretor

João Fonseca no Rio de Janeiro. Os dois disseram que o público

tem um papel ativo no espetáculo e que o feedback é muito importante

para eles, pois é fundamental que o público entenda a complexidade

do musical. “A gente acha que o público tem um papel muito ativo

nessa peça, de ir preenchendo as lacunas e montando o quebra cabeça, e isso é bem bacana” conta Eline.

 

O espetáculo “Os últimos 5 anos” está em cartaz no teatro Viradalata em São Paulo até o dia 19 de novembro deste ano.

off3.jpg

Eline no camarim do teatro Viradalata, minutos antes do espetáculo; Foto: Ricardo Santos

Reportagem feita por: Giovana Garcia, Nicole Blank e Ricardo Santos.

bottom of page